Casa NeveInverno no Brasil: 21 de junho - 22 de setembro

O inverno é a estação caracterizada pela queda de temperatura, que em determinados lugares do planeta terra chega a ser bem abaixo de 0ºC. É a estação que vem após o outono e antecede a primavera. A menor temperatura registrada no Brasil ocorreu em Urubici, Santa Catarina, e chegou na marca dos -17ºC em 1996. Já a menor temperatura registrada na Terra aconteceu na Antártica (o local mais frio do mundo), sendo de -89,2º C em 1983.

A neve ocorre quando o vapor de água alcança grandes altitudes e passa para o estado sólido, transformando-se nos cristais de gelo. Se a temperatura próxima ao solo for muito baixa, ao chover esses pequenos cristais caem em forma de neve.

Durante o inverno é fácil perceber que os lugares mais altos são mais frios, pois o solo e o mar absorvem o calor do sol e conduzem para o ar. Ou seja, quanto mais alto for um lugar, mais frio ele será. Isso explica o fato de grandes montanhas sempre terem neve em seus picos.

Curiosidades do Inverno

  • Foi pesquisado que as reações emotivas dos seres humanos sofrem mudanças de acordo com o clima e a luz do ambiente. Por isso é que geralmente as pessoas ficam mais cabisbaixas e ranzinzas no inverno do que no verão.
  • Você sabe o porquê das pessoas tremerem e baterem os dentes durante o frio? Acontece que quando a temperatura está baixa, o corpo precisa de alguma forma ativar a circulação e gerar calor para manter o corpo numa temperatura estável, fazendo assim com que a pessoa fique tremendo de frio.
  • Muitas vezes a temperatura nem está tão baixa, mas há a sensação de muito frio. Acontece que com o bater do vento, o corpo perde calor e tem a impressão de estar mais frio; isso é a chamada sensação térmica. E quanto mais rápido for o vento, mais frio será.

Veja como é a tradução e a pronúncia da palavra Inverno para outros idiomas:

Tradução para o Inglês: winter - *"uínter"

Tradução para o Espanhol: invierno - *"inbiérno"

Tradução para o Francês: hiver - *"ivêr"

*As palavras entre aspas são formas aproximadas da pronúncia de cada termo.

Flores de Inverno

Boca de leão, flox, prímula, amor-perfeito, lobélia, cravina, calêndula, gazânia, papoula, cinerária, angélica e petúnia.

Frutas, Legumes e Verduras de Inverno

  • Caqui, jabuticaba, laranja, maçã estrangeira, mamão formosa, mamão hawaii, morango, tangerina murcote e tangerina poncã;
  • Batata doce, beterraba, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha e pimentão;
  • Agrião, almeirão, brócolis, broto bambu, cheiro-verde, couve-flor, couve-manteiga, couve rábana, escarola, espinafre e mostarda.

Criança NeveFérias de Inverno

As férias de inverno fazem mais sucesso em locais onde a temperatura é muito baixa e, principalmente, onde há neve. No Brasil, o lugar que mais recebe turistas nessa época é a região Sul. Mas são lugares como Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina que recebem mais visitantes, com temperatura podendo chegar aos 30ºC negativos (Canadá).

As regras em relação aos preços não são muito diferentes das férias de verão, principalmente se você for fazer uma viagem internacional, pois os gastos são ainda maiores e geralmente em dólar. Nesse caso, por serem moedas diferentes, voos internacionais e outros idiomas, comece a planejar tudo desde cedo para evitar imprevistos.

No Brasil, os locais mais visitados no inverno são as cidades de Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) e Petrópolis (RJ). Uma cidade brasileira onde não há neve, mas que é possível curtir a temporada do frio com grande estilo, é Ouro Preto, interior de Minas Gerais. Com suas ladeiras, igrejas e aspecto antigo. Durante o inverno, a temperatura pode chegar aos 5ºC. Aproveite a temporada para conhecer o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, com programação musical, cinema, teatro, circo e oficinas. Cidades históricas como Mariana, Tiradentes e São João Del Rei ficam relativamente próximas e valem a visita.

Para os que querem curtir fora do Brasil, uma boa escolha são os destinos da América Latina, como Santiago, capital do Chile. Por não ser necessário visto nem passaporte, e muitas vezes ter passagens disponíveis a preços mais baratos do que destinos dentro do Brasil. É uma ótima escolha para quem quer aproveitar o inverno sem ir muito longe. Empresas de viagens oferecem pacotes em que há programação para todos os dias. Em Santiago, durante o inverno a temperatura fica em torno de 0ºC. Aproveite para desfrutar dos vinhos e frutos do mar, alimentação típica e de baixo custo no Chile. Para ver neve, basta fazer um passeio até o Valle Nevado, na belíssima Cordilheira dos Andes, a cerca de 1 hora da capital chilena.