Flores PrimaveraPrimavera no Brasil: 23 de setembro - 21 de dezembro

Desde os períodos mais remotos, alguns povos como os da Grécia e do Antigo Egito, agradeciam à Mãe Terra, como denominavam a natureza, tudo o que ela lhes proporcionava, desde alimentos até a cura através das plantas. E a forma de agradecimento dava-se por meio de grandes festas. O festival da primavera celebrava a fertilidade, pois era quando homens, plantas e animais acordavam do repouso invernal para um novo tempo.

A primavera é a chamada estação das flores, pois é o período de reflorescimento da flora; e há quem diga que é a mais bela de todas as quatro temporadas. É considerada uma época agradável e amena, pois não há mais o frio intenso do inverno e ainda não há o calor do verão, geralmente os fins de tarde e noite sendo mais frescos. Mas normalmente em dezembro no Brasil, a temperatura e a umidade aumentam e começam as pancadas de chuva (mais comuns na região Sudeste e região Centro-Oeste).

Assim como no outono, na primavera ocorre o equinócio. Ambas as estações precedem os climas extremos do planeta terra, verão e inverno. O equinócio é o momento em que o dia dura exatamente o mesmo que a noite (12 horas) e isso colabora para o clima agradável; porém os dias ficam mais longos e, consequentemente, a noite mais curta, até chegar o período do verão.

Curiosidade

  • Na China acontece há mais de 4 mil anos a chamada Festa da Primavera. A festividade equivale ao ano novo chinês, ocorrendo variavelmente entre janeiro e fevereiro, de acordo com o calendário lunar. É a celebração mais importante e contagiante da China, onde tudo é preparado com muita antecipação e as celebrações podem durar até três semanas.
  • A floração da cerejeira é muito comemorada no Japão, visto que este fenômeno representa a chegada da primavera, conhecida como haru. É uma das estações mais esperadas pelos japoneses, devido ao rigoroso inverno vivido no país. 
  • É na primavera que muitos bichos procuram parceiros para acasalar, pois neste período há mais alimento para as fêmeas e para os filhotes.

Veja como é a tradução e a pronúncia da palavra Primavera para outros idiomas:

Tradução para o Inglês: spring - *"ispring"

Tradução para o Espanhol: primavera - *"primabéra"

Tradução para o Francês: printemps - *"prentãm"


*As palavras entre aspas são formas aproximadas da pronúncia de cada termo.

Flores de Primavera

Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, hibisco, jasmim-estrela, lágrima de cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Frutas, Legumes e Verduras de Primavera

  • Jabuticaba, coco, banana prata, laranja, maçã estrangeira, mamão hawaii, melão amarelo, melancia e tangerina murcote;
  • Abóbora seca, abobrinha italiana, beterraba, cebola, cenoura, chuchu e vagem;
  • Broto bambu, brócolis, cheiro-verde, couve chinesa, couve rábano, escarola, espinafre, rúcula e repolho roxo.