Acessórios PraiaVerão no Brasil: 22 de dezembro - 20 de março

O verão é a estação mais quente do ano, cujo as temperaturas permanecem elevadas e os dias se tornam os mais prolongados. Apesar do calor, é também uma das estações que mais recebe pancadas de chuva, devido à vaporização das águas.

Ocorre após a primavera e antes do outono, sendo geralmente o período reservado para férias (principalmente escolares). No verão as praias estão sempre cheias, seja de moradores ou turistas; inclusive, é quando as cidades turísticas recebem mais visitantes.

Oficialmente, a temperatura mais alta já registrada no Brasil durante o período do verão ocorreu na cidade do Rio de Janeiro e foi de 43,2ºC, em 1984. A título de curiosidade, a maior temperatura registrada no mundo foi em Azízia, na Líbia, chegando na marca dos 58ºC em 1922.

Apesar da necessidade de atenção durante o ano todo, é no verão que as pessoas devem cuidar da pele por causa da incidência de raios ultravioletas (UV), bem maior neste período. A exposição em excesso pode provocar manchas no rosto e no corpo e em casos mais graves, o câncer de pele; e quanto mais clara a pele for, maior a probabilidade de contrair o câncer. Por isso, o filtro solar é artigo fundamental durante a estação do calor (mas não deixe de utilizá-lo em todas as outras estações!).

Curiosidade

  • Você já ouviu falar em sol da meia noite? Pois este é um fenômeno que só pode ser visto durante o verão nas proximidades do Polo Sul e Polo Norte. Nesse período, o sol nunca se põe, havendo luz durante as 24 horas do dia.
  • Pesquisas apontaram que o verão é a estação do ano mais violenta do Brasil. Agressões, assassinatos e acidentes de trânsito ocorrem com mais frequência durantes o período de calor, principalmente no mês de dezembro.
  • Durante a temporada mais quente, as doenças mais frequentes no Brasil são a malária e a dengue, sendo a primeira a praga que mais causa mortes no mundo. Acredita-se que sejam mais de dois milhões de mortos por ano.

Veja como é a tradução e a pronúncia da palavra Verão para outros idiomas:

Tradução para o Inglês: summer - *"sâmer"

Tradução para o Espanhol: verano - *"berâno"

Tradução para o Francês: été - *"êtê"


*As palavras entre aspas são formas aproximadas da pronúncia de cada termo.

Flores de Verão

Mussaenda, Manduirana, Primavera, Manacá da serra, Lágrima de Cristo.

Frutas, Verduras e Legumes de Verão

  • Abacate, abacaxi, banana maçã, banana nanica, coco, figo, goiaba, limão, maçã nacional, manga, maracujá, melão amarelo, pêssego, uva itália e uva niágara;
  • Batata, cebola, pepino, quiabo, tomate e vagem;
  • Alface, broto de bambu, couve rábano, moyashi, repolho e repolho roxo.

MorangosFérias de Verão

No Brasil, geralmente as férias de verão são o momento mais esperado do ano. Turistas nacionais e internacionais aproveitam a estação mais quente para desfrutar das belas praias. Mas é uma época em que a atenção com a saúde precisa ser redobrada devido à grande exposição ao sol, às mudanças na alimentação, à intoxicação alimentar – muito frequente no período, e à desidratação, por exemplo.

Além disso, é a temporada onde os preços sobem, pelo menos na maioria das vezes. Se você for para o mesmo lugar em baixa temporada, provavelmente os preços estarão muito mais baixos do que no verão, período de alta temporada. Os preços de hospedagem e alimentação mudam radicalmente. Sem contar que quem deixa para a última hora, gasta mais ainda, pois as cidades enchem e as pousadas e hotéis que ainda possuem lugares vagos cobram ainda mais caro, para aproveitar o período mais rentável.

Portanto, a melhor forma de curtir as férias tranquilamente é se programar desde cedo, fazer as reservas, guardar o dinheiro e ir curtir as férias sem muitas preocupações. Outra dica é tentar pagar tudo antes, para que depois das férias você não tenha que continuar pagando, e já ter a possibilidade de começar a programar a próxima viagem. Por isso, faça tudo com antecedência!

Normalmente os lugares mais visitados no verão dentro do país são as cidades do Nordeste, Sudeste e litoral Sul. Uma dica para quem quer curtir as praias, mas prefere ficar fora da agitação típica de cidade grande, é conhecer a Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, lugar que abrange cidades como Angra dos Reis, Cabo Frio e Búzios. São cidades praieiras com a tranquilidade de uma cidade do interior.

Para os que viajam para o exterior, como Estados Unidos ou Europa, este é o período de cidades turísticas lotadas, filas e preços altos. Um visitante da Torre Eiffel, em Paris, pode ter que esperar até 5 horas para conhecer um dos locais mais visitados do mundo. Se não houver possibilidade de viajar durante a primavera ou outono, temporadas mais indicadas para viagens para fora do país, a dica é ter paciência e aproveitar o dia da melhor forma possível. Uma sugestão de destino para as férias de verão no exterior são as praias do Caribe ou a cidade de Cancún, no México. Lugares paradisíacos e cheios de cultura, destinos de verão perfeitos para quem pode desembolsar um pouco mais.